Os potenciais do turismo rural e o Programa de Turismo Rural do Senar foram tema de palestra na tarde da sexta-feira, dia 6 de fevereiro, na sede da Usca, em Aratiba. A turismóloga Cristiane Tolotti, que atua por meio do Senar, compartilhou um panorama relacionado à área, demonstrando como o setor tem se tornado uma alternativa de renda no campo.
Segundo ela, no cenário pós-pandemia do coronavírus a procura por destinos que favoreçam o contato com a natureza, bem como as vivências do interior, ganharam força e relevância econômica. Por isso, investir em produtos de turismo rural pode ser um fator de grande influência no desenvolvimento de municípios de variados portes.
Na oportunidade, lideranças municipais reforçaram a necessidade de estudar a viabilidade de negócios nesta área e trabalhar em favor deste setor. Participaram do encontro desta sexta-feira o prefeito, Gelson Carbonera, o vice-prefeita, Joarez Miechuanski, secretários municipais, vereadores, representantes de instituições financeiras, bem como produtores interessados em investir no meio rural e alguns que já estão com ideias e projetos em fase de estruturação.
Agora o objetivo é reunir um grupo de até 15 empreendedores para se capacitar por meio do programa de Turismo Rural do Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Erechim. Essa foi uma demanda levantada por meio da Secretaria da Cultura, Desporto e Turismo de Aratiba, e as inscrições devem ser feitas junto ao setor. Ao total, serão 220 horas de capacitação, que ocorrem em diversos módulos.