Com a presença da assessora Ambiental da Farsul, a engenheira ambiental e sanitarista Paula Hofmeister, jovens ligados ao Sindicato Rural de Erechim e demais convidados participaram da 2ª Integração de Jovens do Agro, na noite da quinta-feira, dia 18. O encontro foi promovido pela Comissão Jovem e pelo sindicato.
Filha e neta de produtores rurais, Paula Hofmeister compartilhou a experiência que tem acumulado na atuação na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, bem como na propriedade da família, em Pedras Altas/RS, próximo da fronteira com o Uruguai. Lá se produz gado de corte, ovinos, grãos e videiras.
As atividades de representação que Paula Hofmeister desenvolve incluem participação na diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, em 2018; na diretoria do Sindicato Rural de Pedras Altas, em 2019; além de ter participado em 2018 do programa CNA Jovem, que forma lideranças no agro em todo o Brasil. Atualmente ela participa também de diversas comissões setoriais que relacionam a agricultura e o meio ambiente, por meio do trabalho que desenvolve na Farsul.
– É fundamental que estejamos representados nos diversos locais, pois se não ocuparmos os espaços, alguém falará por nós e nem sempre isso é a favor da produção agrícola, que hoje é muito visada em diversos debates. Por isso é extremamente necessário que estejamos atentos a isso e inseridos nos sindicatos rurais – conclamou.
O presidente do Sindicato Rural de Erechim, Allan André Tormen, destacou que esta foi mais uma oportunidade de honrar a missão da entidade, que inclui representar e levar informação aos produtores rurais da região. “Envolver nos jovens nisso é crucial, porque são as novas gerações que seguirão o trabalho do sistema sindical, que está cada vez mais atento a pautas relevantes do nosso setor, de modo que possamos ser cada vez mais competitivos”, disse.
A presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural, Jéssica Tozzo Loch, assinala que tratar de temas relevantes para a agropecuária, como as questões ambientais e de sustentabilidade, refletem em aspectos como a sucessão rural nas propriedades e na tomada de decisão. “Devemos sempre nos atualizar nesses temas. É isso que nos permite evoluir e faz com que nosso setor seja ainda mais pujante”, resume.
Texto e fotos: Gracieli Verde/Ascom Sindicato Rural de Erechim