Uma integração de jovens do agro foi promovida na noite da quinta-feira, dia 1º de agosto, no Auditório João Piccoli, na sede do Sindicato Rural de Erechim. O convite foi estendido a jovens que são filhos de associados e também de demais produtores rurais.
O objetivo era justamente esclarecer sobre como funciona o sistema CNA/Farsul/Senar, ao qual o Sindicato Rural de Erechim é vinculado. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da entidade, Allan André Tormen, e pela presidente da Comissão Jovem, Jéssica Loch. Por meio de um vídeo, o assessor da Presidência da Farsul Luis Fernando Pires também deixou uma mensagem de apoio ao grupo.
Para o presidente do sindicato, Allan André Tormen, é essencial que os jovens conheçam como o sistema que representa os produtores funciona, de modo que entendam a importância da participação, promovendo ações propositivas em favor do setor. “É necessário desmistificar a participação do sistema sindical, demonstrando que em conjunto se torna possível preitear melhorias políticas no que se refere a decisões que impactam nos negócios rurais. De forma geral, o produtor sofre vários impactos nos seus negócios por decisões de pessoas que nem sempre entendem do nosso setor. É preciso se apropriar disso e fazer valer nossa voz”, defende.
Após a integração, os jovens foram convidados a fazer parte da Comissão Jovem do Sindicato Rural, que tem como uma das premissas apoiar as ações da entidade e da diretoria. Neste ano de 2024, uma das ações da comissão, em parceria com a diretoria do sindicato, é a organização do Seminário Protagoniza Agro, que acontecerá no dia 22 de novembro de 2024, no Polo de Cultura da ACCIE, durante a Frinape 2024.
Gracieli Verde
Ascom/Sindicato Rural de Erechim