Um diagnóstico sobre a fertilidade do solo da região do Alto Uruguai, aspectos importantes do manejo e da conservação de solo e expectativas em relação ao mercado de soja, milho e trigo foram pauta de um seminário realizado na terça-feira, dia 4 de junho, em Erechim, evento promovido pela Cooper Alfa.
O professor Jardes Bragagnolo, da URI de Erechim e que também é o atual responsável técnico pelo Laboratório de Solos da universidade, expôs dados relacionados ao cenário regional. Para isso, se levou em conta análises realizadas no laboratório da universidade. Segundo ele, é fundamental que sejam avaliadas possibilidades de correções deste solo, com foco especial na calagem.
Outro palestrante do dia foi o professor Antonio Luis Santi, da Universidade Federal de Santa Maria. Ele pontuou a necessidade de maior atenção ao manejo de solo, reforçando questões importantes ao longo do processo de produção. Também recomendou que os produtores invistam em gramíneas para reiniciar a recuperação de solo de áreas que passaram por erosão devido às intensas chuvas de maio.
O encontro contou ainda com a contribuição do agrônomo Leonardo Martini, da consultoria Stonex, que tratou que questões de mercado de grãos.
Além de agricultores, também acompanharam o encontro líderes e gestores da Cooper Alfa, representares da extensão rural e de empresas parceiras.