O Salão de Atos da URI - Campus de Erechim sediou o Seminário Regional de Manejo do Solo, nesta quarta-feira, dia 17 de julho. O encontro foi promovido pela URI Erechim, Cooperalfa, Emater/RS-Ascar e pelo curso de Agronomia, com apoio do Sindicato Rural de Erechim, Cresol, Sicredi, Agricoop, Mosaic, Banrisul, Bayer, Yara, SulGesso e Top Formaturas.
As atividades contaram com palestras e mesas redondas com temas relacionados ao manejo de solo. O professor e coordenador do Laboratório de Solos da URI de Erechim, Jardes Bragagnolo, falou sobre o diagnóstico da fertilidade do solo da região, pontuando aspectos que têm chamado atenção a partir das análises realizada em 2023, com foco em micro e macronutrientes, entre outros.
Já o pesquisador Jackson Fiorin, que integra o time da CCGL, atualizou informações sobre o uso de corretivos de acidez de solo. Outro palestrante foi o engenheiro-agrônomo, consultor e produtor rural Maurício de Bortoli, de Cruz Alta, que explanou sobre tecnologias e sistemas produtivos sustentáveis. Ele citou ferramentas como o sistema de plantio direto, a rotação de culturas e a constante busca por melhorias no solo das áreas para chegar a altas produtividades.
– Tenho falado muito de uma agricultura de processos e não necessariamente de produtos. Se usarmos as plantas de cobertura adequadas para construir um solo que armazene mais água ao longo das safras, conseguimos passar com mais tranquilidade por momentos de escassez de chuvas – exemplificou.
Mais do que isso, Bortoli destacou que analisar com mais afinco o solo e os resultados obtidos a partir dos investimentos feitos em cada talhão é essencial. Para finalizar, o pesquisador Leandro do Prado Wildner, da Epagri, falou aos participantes sobre o manejo regenerativo com uso de plantas de cobertura.
Gracieli Verde
Ascom/Sindicato Rural de Erechim