A cidade de Erechim sediou a 31ª Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA), em conjunto com o 4º Seminário de Meio Ambiente de Erechim, nos dias 4 e 6 de junho. O evento teve como proposta refletir sobre os impactos da mudança climática na região e em nível global, além de estratégias de mitigação e adaptação.
O evento foi coordenado pelas professoras Sônia Beatris Balvedi e Rosane Maria Restelo. A realização foi da URI, do Coletivo Educador do Alto Uruguai, Compam Erechim e da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Erechim, Cavaletti Cadeiras Profissionais e Unimed Erechim.
A programação contou com uma mesa redonda sobre as ações de enfrentamento aos desastres climáticos no Alto Uruguai. O presidente do Sindicato Rural, Allan André Tormen, acompanhou parte do debate. Segundo ele, é fundamental que o setor agropecuário esteja engajado nestas questões, além de acompanhar de perto esses debates que envolvem o uso de recursos hídricos, uso do solo, bem como a adoção e difusão de medidas mitigatórias.