
Na sexta-feira, dia 9 de agosto, o Sindicato Rural de Getúlio Vargas realizou ação do Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado tradicionalmente em 18 de agosto. O diretor-secretário do Sindicato Rural de Erechim, Hércio Agranionik, representou a entidade, tendo em vista a importância deste tema para o setor agropecuário.
O presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva, salientou que a entidade tem acompanhado as campanhas de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas no município, como forma de apoiar a iniciativa e também os produtores.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas, Jackson Karpinski, explanou sobre como tem funcionado esse trabalho, em parceira com as empresas e os agricultores.
Já o supervisor da Central de Carazinho do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Marcelo Campos Genta, explanou sobre esse trabalho realizado em mais de 200 municípios do RS, de sensibilizar sobre o recolhimento das embalagens de defensivos e dar o destino correto, seguindo a lei federal 14.785/2023 e a lei estadual 2951/04 e 5968/22. Genta também sanou dúvidas e ressaltou que a responsabilidade de gerenciar esta logística reversa compete à indústria, aos canais de distribuição e também aos agricultores.
Gracieli Verde
Ascom/Sindicato Rural de Erechim