Desde o dia 5 de janeiro o Sindicato Rural de Erechim retomou o expediente normal, após alguns dias de recesso de fim de ano. Além dos atendimentos de balcão, a entidade retoma as atividades realizadas por meio do convênio com o Senar, com cursos de capacitação que ocorrem neste mês de janeiro em diversas localidades, espalhadas nos 25 municípios de atuação da entidade.
Na parte de articulação, uma das ações foi em Erval Grande, no dia 8 de janeiro, quando foi realizada uma reunião com representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Emater e entidades ligadas à agricultura e ao turismo regional, a fim de tratar sobre a implantação de uma edição do programa de Turismo Rural do Senar. Na ocasião, o Senar foi representado pela supervisora de Formação Profissional Rural que atua na região, Francine Nava, e o Sindicato Rural de Erechim pela assessora de Comunicação, Gracieli Verde.
O programa de Turismo Rural do Senar tem sido implementado em alguns municípios que fazem parte da extensão de base do Sindicato Rural de Erechim e, com isso, tem aumentado o interesse de mais localidades aderirem a este trabalho de capacitação, que leva mais clareza e estratégia para empreendedores do segmento.
Outra agenda deste início de ano foi junto ao Coder de Erechim. O grupo de trabalho de Desenvolvimento teve a primeira reunião de 2026 no dia 8 de janeiro, na sede do Senai. Uma das ações do grupo foi aprimorar o levantamento de atores que compõem o ecossistema de Inovação de Erechim, incluindo órgãos públicos, academia, sociedade civil organizada e empresas. O Sindicato Rural de Erechim tem acompanhado o trabalho do Coder e de alguns grupos de trabalho, no intuito de contribuir com a representação do agronegócio junto ao conselho.